Queridos irmãos e irmãs, amados no Senhor: Alegria e paz!
Estamos iniciando o mês de agosto, mês vocacional, onde queremos refletir sobre a nossa missão de discípulos-missionários de Jesus Cristo, rezando pelas vocações e ministérios em nossa Igreja.
A Igreja, cumprindo a ordem de Jesus, deve rezar ao Senhor da Messe para que envie operários para a sua messe. A nova evangelização necessita de muitos e qualificados evangelizadores: cristãos e cristãs, leigos comprometidos, consagrados e consagradas totalmente doados ao Reino, ministros ordenados que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade do povo de Deus.
A cada domingo deste mês, poderemos lembrar com carinho das pessoas chamadas por Deus a exercer sua vocação específica: o padre, os religiosos e os leigos, cada um fiel à sua vocação são verdadeiros operários na messe do Senhor, chamados a edificar o Reino de Deus levando a Boa Nova do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ao padre (pai) compete ser sinal da unidade de todo o povo de Deus, contribuindo, pela caridade pastoral, para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária. Já faz alguns anos em que a Igreja vem enfrentando muitas dificuldades pela escassez de sacerdotes e religiosos, não podemos deixar de rezar, para que Deus toque no coração de nossos jovens, para que tenham coragem de dizer sim a este chamado de Deus, consagrando suas vidas inteiramente ao serviço do Reino.
Aos religiosos e religiosas, que são chamados por Deus a darem testemunho de seu Reino, vivendo uma vida consagrada na obediência, na pobreza e na castidade, queremos pedir ao Senhor que sejam perseverantes e fiéis a Deus no carisma de suas congregações religiosas, servindo desta maneira à Igreja de Nosso Senhor.
Neste ano nossa arquidiocese está convocando a todos os seus fiéis leigos e leigas para participarem do I Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo, e nós neste mês vocacional queremos reforçar a importância do trabalho indispensável que nossos leigos assumem na Igreja e na sociedade. Lembremo-nos de maneira especial de todos os catequistas de nossa comunidade, cujo dia será celebrado no último domingo deste mês.
Não podemos nos esquecer, que no segundo domingo deste mês celebraremos o dia da família, e com ele o “Dia dos pais”. A família vem sofrendo nas últimas décadas uma violenta desestruturação, existem muitos ataques aos valores e a importância de se viver em família, mas graças a Deus, ainda existe um clima favorável à reflexão, à oração, ao afeto, à gratidão para com os pais, que nos ajudam a propor uma retomada do lugar fundamental da família como “Célula Mater da sociedade.”
Rezemos por todos nós que formamos esta grande família de Deus, para que por meio de nosso “sim” generoso sejamos de fato fiéis à vocação a que fomos chamados.
Pe. Fr. Carlos Vicente de Lima,OAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário