Filhos e filhas, amados no Senhor!
Iniciamos o mês de julho e com ele inauguramos um novo semestre! Olhando para trás, podemos perceber que já se passaram grandes festas e celebrações na Igreja e em nossa comunidade: Quaresma, Semana Santa, Páscoa, Ascensão do Senhor, Pentecostes, Corpus Christi, a Festa do nosso padroeiro com os santos juninos, nossa quermesse...enfim, deixamos para trás um semestre de tantos bons acontecimentos e seguimos nosso caminhar na vida e na Igreja.
Queremos fazer deste mês que iniciamos o mês da participação! Reavivados pelo Espírito de Pentecostes celebrado no mês que passou, seguimos confiantes e cheios de esperança participando das celebrações que a liturgia da Igreja nos propõe neste tempo comum. Este tempo existe não para celebrar algum aspecto particular do mistério de Cristo mas para celebrá-lo em sua globalidade, especialmente em cada domingo. Durante este tempo se aprofunda e se assimila o mistério de Cristo que se insere na vida do povo de Deus para torná-la plenamente pascal.
O elemento principal e mais forte do Tempo Comum é o domingo: “Dies Domini”( Dia do Senhor), nele celebramos em família o Mistério Pascal do Senhor na Eucarístia, alimento para a nossa caminhada e ação de graças por tudo o que Deus tem realizado em nossa vida. Por isso irmãos e irmãs, devemos seguir participando com fé e alegria das celebrações dominicais em nossa comunidade e também dos nossos trabalhos pastorais.
O nosso testemunho de fé edifica a vida eclesial e nos faz verdadeiros missionários de Jesus na comunidade. “A nossa fé constrói!” Quantas coisas boas podemos realizar e viver por meio da fé. Ela é um dom de Deus em nossa vida, pois ela nos sustenta em nossa caminhada e nos encoraja no trabalho a serviço do Reino de Deus. A nossa fé contagia também aos outros que ainda não tiveram esta experiência divina e ao mesmo tempo humana que nos faz ser alimento vivo para os irmãos na caridade.
Irmãos e irmãs, vamos viver este tempo de fé construindo e edificando a nossa Igreja! Convido a você querido paroquiano, a fazer parte de alguma de nossas pastorais ou de nossa ação social em prol dos menos favorecidos de nossa comunidade. Lembrem-se sempre: “A nossa fé constrói!”
Fr. Carlos Vicente de Lima, OAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário