Filhos e filhas, amados no Senhor!
Estamos iniciando o mês de setembro onde somos convidados a agradecermos a Deus por sua Palavra dada ao seu povo por escrito nas Sagradas Escrituras.
Setembro é o mês da Bíblia! Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia trinta de setembro é dia de São Jerônimo, foi ele quem traduziu a Bíblia dos textos originais do hebraico e grego para o latim, língua falada naquela época e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é para nós alimento para o caminho, luz que ilumina a nossa história e fonte de vida. Passaram-se muitos anos, séculos, e sua mensagem continua sendo nos dias de hoje fonte de inspiração e conversão para o povo de Deus a caminho. De fato, como dizia São Paulo Apóstolo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar conforme a justiça”(2Tm 3,16).
Sabemos também, que a Bíblia é o “livro” mais vendido e lido no mundo, mesmo assim, existem milhões de pessoas que nunca leram ou escutaram a riqueza de suas palavras. Todos nós que somos cristãos, engajados na Igreja e comprometidos com a causa do Evangelho devemos assumir o compromisso de levar a todos esta mensagem de salvação que alegra o coração do homem e conforta o oprimido.
Todo dia é dia da Bíblia, todos os dias devemos rezar, meditar, agradecer e louvar a Deus por meio de sua Palavra contida na Bíblia. Também é de muita importância estudar a Bíblia para melhor entender seus ensinamentos. Não podemos interpretar-la como nos convém. Em nossos dias existem muitas pessoas fazendo da Palavra de Deus um meio de exploração, onde se servem desta Palavra não para anunciar a bondade de um Deus misericordioso que caminha conosco, mas para aproveitar-se do sofrimento humano, deturpando a Palavra de Deus nas Escrituras. Não nos deixemos enganar, Deus nos ama e está sempre ao lado daqueles que o invocam com sincero coração!
Com a Palavra de Deus, aprendemos a ser profetas, ela nos ensina a denunciar as injustiças sociais e a promover a dignidade e a justiça para todos sem exceção. A Bíblia não é um livro obsoleto, que não se usa mais, seu conteúdo é sempre atual e com ele queremos seguir nosso caminho: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4).
Por isso irmãos e irmãs, tenhamos esperança, vamos seguir confiantes e firmes na Palavra de Deus, ela nos sustenta e nos ensina a sermos discípulos e missionários, dispostos a levar esta mesma Palavra a todos que necessitarem.
Fr. Carlos Vicente de Lima,OAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário