quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Semana de liturgia da Região Episcopal Ipiranga.

A Pastoral Litúrgica da Região Episcopal Ipiranga, promoveu entre os dias 29 de agosto a 01 de setembro no salão Dehón do Santuário São Judas Tadeu, a tradicional “Semana de Liturgia” que este ano refletiu como base o seguinte tema: “A liturgia em tempo de missão”. Participaram cerca de trezentas pessoas, em sua maioria agentes da pastoral litúrgica das paróquias da região. Foram quatro dias de formação, onde foram ministradas as seguintes palestras: “O canto litúrgico”, proferida pelo assessor nacional da CNBB para o canto litúrgico Pe. José Carlos Sala; “Mistério, liturgia e mistagogia”, ministrada pelo Pe. Valeriano Santos Costa, diretor da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e doutor em Liturgia; “A liturgia à luz da Verbum Domini”, conduzida pelo Pe. Antonio de Lisboa, doutor em Ciências da Religião e capelão do Colégio Arquidiocesano Marista; “O ano litúrgico como instrumento de evangelização”, proferida por D. Edmar Perón, bispo referencial para a Região Belém e mestre em Teologia dos Sacramentos.
Em sua palestra, o Pe. José Carlos Sala explicou com clareza a “natureza sacramental da música litúrgica”, dizendo que por meio da “arte musical entramos no mistério da salvação”. Pe. Valeriano discorreu sobre o mistério na liturgia como algo que a nossa finitude não pode abarcar, pois dito mistério é infinitamente maior que nossa limitação humana, porém pode ser vivenciado quando somos introduzidos no mistério da vida do Senhor à qual somos convidados a participar. Já o Pe. Antonio de Lisboa, discorrendo sobre a Verbum Domini, disse que “o nosso relacionamento pessoal e comunitário com Deus, depende do incremento da nossa familiaridade com a Palavra Divina”, e colocou em relevo que “a Palavra de Deus deve ocupar sempre mais a centralidade da Liturgia da Igreja, envolvendo todos os sacramentos”. No último dia da Semana de Liturgia, D. Edmar em sua palestra apontou o seguimento fiel do ano litúrgico como “caminho privilegiado para se introduzir no mistério da salvação”, convidando os participantes a vivenciarem com zelo este mesmo mistério na liturgia.
D. Tomé Ferreira da Silva, bispo responsável pela Região Episcopal Ipiranga, se fez presente todos os dias da Semana de Liturgia, agradeceu a todos os participantes e à equipe organizadora do evento e enfatizou a harmonia com a qual os temas se correlacionaram entre si.
Pe. Fr. Carlos Vicente de Lima,OAR
Assessor da pastoral litúrgica da Região Episcopal Ipiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário