sábado, 17 de setembro de 2011

Bote fé!

Amanhã vamos todos no maior evento católico do ano! Bote fé! Vamos receber a cruz da JMJ e o Ícone de NOssa Senhora. Nos encontramos no Campo de Marte das 09h às 21h.Até lá!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novo site da minha paróquia.

Gostaria de convidar a todos a visualizarem o site da minha paróquia: www.sjbatista.net.
Nele todos poderão estar atentos à programação da paróquia e conhecerem um pouco mais das nossas pastorais e movimentos.

Deus os abençoe.

Semana de liturgia da Região Episcopal Ipiranga.

A Pastoral Litúrgica da Região Episcopal Ipiranga, promoveu entre os dias 29 de agosto a 01 de setembro no salão Dehón do Santuário São Judas Tadeu, a tradicional “Semana de Liturgia” que este ano refletiu como base o seguinte tema: “A liturgia em tempo de missão”. Participaram cerca de trezentas pessoas, em sua maioria agentes da pastoral litúrgica das paróquias da região. Foram quatro dias de formação, onde foram ministradas as seguintes palestras: “O canto litúrgico”, proferida pelo assessor nacional da CNBB para o canto litúrgico Pe. José Carlos Sala; “Mistério, liturgia e mistagogia”, ministrada pelo Pe. Valeriano Santos Costa, diretor da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e doutor em Liturgia; “A liturgia à luz da Verbum Domini”, conduzida pelo Pe. Antonio de Lisboa, doutor em Ciências da Religião e capelão do Colégio Arquidiocesano Marista; “O ano litúrgico como instrumento de evangelização”, proferida por D. Edmar Perón, bispo referencial para a Região Belém e mestre em Teologia dos Sacramentos.
Em sua palestra, o Pe. José Carlos Sala explicou com clareza a “natureza sacramental da música litúrgica”, dizendo que por meio da “arte musical entramos no mistério da salvação”. Pe. Valeriano discorreu sobre o mistério na liturgia como algo que a nossa finitude não pode abarcar, pois dito mistério é infinitamente maior que nossa limitação humana, porém pode ser vivenciado quando somos introduzidos no mistério da vida do Senhor à qual somos convidados a participar. Já o Pe. Antonio de Lisboa, discorrendo sobre a Verbum Domini, disse que “o nosso relacionamento pessoal e comunitário com Deus, depende do incremento da nossa familiaridade com a Palavra Divina”, e colocou em relevo que “a Palavra de Deus deve ocupar sempre mais a centralidade da Liturgia da Igreja, envolvendo todos os sacramentos”. No último dia da Semana de Liturgia, D. Edmar em sua palestra apontou o seguimento fiel do ano litúrgico como “caminho privilegiado para se introduzir no mistério da salvação”, convidando os participantes a vivenciarem com zelo este mesmo mistério na liturgia.
D. Tomé Ferreira da Silva, bispo responsável pela Região Episcopal Ipiranga, se fez presente todos os dias da Semana de Liturgia, agradeceu a todos os participantes e à equipe organizadora do evento e enfatizou a harmonia com a qual os temas se correlacionaram entre si.
Pe. Fr. Carlos Vicente de Lima,OAR
Assessor da pastoral litúrgica da Região Episcopal Ipiranga

Tua Palavra é lâmpada para os meus pés!

Filhos e filhas, amados no Senhor!
Estamos iniciando o mês de setembro onde somos convidados a agradecermos a Deus por sua Palavra dada ao seu povo por escrito nas Sagradas Escrituras.
Setembro é o mês da Bíblia! Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia trinta de setembro é dia de São Jerônimo, foi ele quem traduziu a Bíblia dos textos originais do hebraico e grego para o latim, língua falada naquela época e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é para nós alimento para o caminho, luz que ilumina a nossa história e fonte de vida. Passaram-se muitos anos, séculos, e sua mensagem continua sendo nos dias de hoje fonte de inspiração e conversão para o povo de Deus a caminho. De fato, como dizia São Paulo Apóstolo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar conforme a justiça”(2Tm 3,16).
Sabemos também, que a Bíblia é o “livro” mais vendido e lido no mundo, mesmo assim, existem milhões de pessoas que nunca leram ou escutaram a riqueza de suas palavras. Todos nós que somos cristãos, engajados na Igreja e comprometidos com a causa do Evangelho devemos assumir o compromisso de levar a todos esta mensagem de salvação que alegra o coração do homem e conforta o oprimido.
Todo dia é dia da Bíblia, todos os dias devemos rezar, meditar, agradecer e louvar a Deus por meio de sua Palavra contida na Bíblia. Também é de muita importância estudar a Bíblia para melhor entender seus ensinamentos. Não podemos interpretar-la como nos convém. Em nossos dias existem muitas pessoas fazendo da Palavra de Deus um meio de exploração, onde se servem desta Palavra não para anunciar a bondade de um Deus misericordioso que caminha conosco, mas para aproveitar-se do sofrimento humano, deturpando a Palavra de Deus nas Escrituras. Não nos deixemos enganar, Deus nos ama e está sempre ao lado daqueles que o invocam com sincero coração!
Com a Palavra de Deus, aprendemos a ser profetas, ela nos ensina a denunciar as injustiças sociais e a promover a dignidade e a justiça para todos sem exceção. A Bíblia não é um livro obsoleto, que não se usa mais, seu conteúdo é sempre atual e com ele queremos seguir nosso caminho: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4).
Por isso irmãos e irmãs, tenhamos esperança, vamos seguir confiantes e firmes na Palavra de Deus, ela nos sustenta e nos ensina a sermos discípulos e missionários, dispostos a levar esta mesma Palavra a todos que necessitarem.

Fr. Carlos Vicente de Lima,OAR