Irmãos e irmãs, amados no Senhor!
Chegando ao final de mais um ano é nosso dever e nossa alegria agradecer àquele que nos acompanha no tempo e na história sem nunca nos abandonar, nos amando sempre com amor eterno e cheio de misericórdia.
Neste espírito de agradecimento, queremos percorrer o ano que está por findar e reconhecer o seu amor derramado sobre nós por meio de tantos dons e graças que nos concedeu o autor do tempo e da história, e ao mesmo tempo pedir a ele que nos conceda um novo ano cheio de paz, saúde e graça. No recolhimento e no silêncio pessoal, cada um de nós poderá encontrar motivos particulares para agradecer a Deus e recordar as ressonâncias suscitadas no nosso coração pelas maravilhas que Deus realiza no meio de seu povo.
Por outra parte, não podemos permitir que a correria das festas que se aproximam, nos impeça de ver com claridade o mistério da encarnação do Senhor que iremos celebrar em seu Natal. Vamos celebrar em família este tempo do advento, na espera do Menino Deus que quer nascer em nossos lares. Vamos seguir dando um sentido cristão ao Natal do Senhor que a sociedade de consumo busca ofuscar quando esconde com tudo aquilo que é secundário, o rosto do Menino que descansa na manjedoura.
Na fragilidade do Menino que nasceu em Belém, contemplamos o amor de um Deus grande e bondoso que veio inaugurar um tempo de graça, que deve ser vivido com toda intensidade. É tempo de montar o presépio, de rezar a novena de Natal com a família e fortalecer os vínculos familiares contemplando a Sagrada Família de Nazaré que deve ser exemplo de unidade e de paz para nossas famílias.
Vamos comemorar? Sim, vamos comemorar! Mas sem deixar de lado o sentido do que estamos celebrando: o nascimento do Senhor que veio nos trazer a vida. Que a luz de Jesus brilhe em nossos lares neste tempo favorável de preparação e que a espiritualidade do Natal, que é festa de alegria, de esperança e de luz, fortaleça o nosso coração para praticarmos a caridade e a bondade que são dons de Deus em nossa vida.
Fr. Carlos Vicente de Lima,OAR